Fantasia Memorável // Blake

Uma vez vi o Diabo numa pira, que surgiu ante um anjo sentado, numa nuvem, e disse o Diabo:

"O culto de Deus é honrar as suas bênçãos noutros homens, cada uma de acordo com o seu génio e amar os mais grandiosos acima de tudo. Quem inveja ou calunia os homens grandes odeia Deus, pois não há outro Deus."

O Anjo, ao escutar isto, ficou azul; mas recompondo-se, ficou amarelo e, por fim, branco, rosa e a sorrir, respondeu:

"Seu Idólatra, não sabes que Deus é Um? E não está Deus manifesto em Jesus Cristo? e não deu Jesus Cristo a sua sanção à lei dos dez mandamentos? E não são todos os outros homens pecadores e nadas?

O Diabo respondeu:

"Podes esmagar um tolo num almofariz com trigo e nunca lhe vais tirar a loucura. Se Cristo é o maior homem, deves amá-lo no mais alto grau. Mas ouve como ele deu sanção à lei dos dez mandamentos: não é verdade que escarneceu do Sábado e do Deus de Sábado? Não é verdade que assassinou aqueles que foram assassinados em seu nome? Não é verdade que transformou a lei da mulher tomada em adultério? Que roubou o trabalho de outros para o apoiar? Que foi falso testemunho quando omitiu defender-se ante Pilatos? Que cobiçou quando rezou pelos seus discípulos, e quando lhes mandou sacudir a areia dos seus pés sujos contra os que se recusaram a dar-lhes guarida? Garanto-te: nenhuma virtude pode existir sem quebrar esses dez mandamentos. Jesus Cristo era virtude e agiu de impulso, nunca por regras."

Quando acabou de falar, contemplei o Anjo, que estendeu os braços e abraçou a chama do fogo, sendo consumido, subindo agora como Elijah.
Nota. Este Anjo, que agora se tornou Diabo, é meu amigo particular; costumamos ler a Bíblia juntos neste sentido diabólico ou infernal, que o mundo vai obter se se comportar bem.
Também tenho a Bíblia do Inferno, que o mundo vai ter, quer queira ou não.

Uma Lei para o Leão e do Boi, a Opressão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Furacão de Esmeraldas

Auto-Cronografia Pseudo-Empírica

Primavera