Todo Inteiro

— tradução de "Tout Entière" de Charles Baudelaire

O Demónio, veio esta manhã
Visitar o meu alto quarto,
E, cobrando por me ver em falta
Disse-me: «Quero bem saber

De entre todas as coisas belas
Como é feito seu encantamento?,
De entre objectos negros ou rosados
Quem compõe seu corpo encantador?,

Qual é o mais doce?» — Ó minha alma!
Tu respondes à Aberração:
«Como nela tudo é díctame
Nada pode ser preferido.

Enquanto tudo me assalta, ignoro
Se alguma coisa me seduz.
Ela explode como a Aurora
E consola como a Noite;

E a harmonia é muito requintada,
A que governa todo o seu belo corpo,
Para que a impotente análise
Ao notar os numerosos acordos.

Ó metamorfose mística
De todos os meus sentidos fundidos num!
Seu hálito faz a música,
Como sua voz faz o perfume!»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estalactite

Furacão de Esmeraldas

Antígona de Gelo