XI. Lírio Virtual

"Que um homem escreva um conto e verifique que este se desenrola contra as suas intenções; que as personagens não actuam como ele queria, que se dão acontecimentos não previstos por ele e que se aproxima uma catástrofe que ele tenta em vão evitar. Este conto poderia prefigurar o seu próprio destino e uma das personagens é ele."
- Nathaniel Hawthorne
Treze. Cada um viveu o seu final feliz. Sempre soubemos mas nunca pensámos vê-los arder. Voltaste? Para me certificar que mais ninguém se magoa. O autor cai no chão. Então? O meu coração estilhaçou com a escrita do livro. Voltar à realidade sempre foi um objectivo. Meios para um fim. A humanidade? Ao menos tive direito a ver os teus olhos uma última vez. Tinha sido o suficiente, isto tinha sido o suficiente.

Podias ter tudo o que tiveste no livro. Podias ser feliz e amar a sério. Porque é que isso não foi suficiente? Eu não achei que fosse possível. Aos vilões são barrados os caminhos dos heróis. Eu sabia no que me metia, não ia desistir. Fui eu que te fiz desistir. Há tantos mundos à tua espera. Vai para o mais longínquo e não mo digas. Se o coração não tiver sarado, a escuridão vai exsudar.

Pegou na chave e apontou para o livro. Amanhece no circo e as máscaras caem com os escombros de um incêndio. Com elas a confiança em si. Deitei-me a chorar e vi derreter as estátuas de cera. Ainda sinto cada palavra. Podia repeti-las aqui. Aqui posso ser feliz em potência. Posso... mas sou-o?

Posso dissimular a dor com finais felizes sem ti. Felizes para nunca. Em todos está a obsessão pela tua escuridão aparente. Algo me mantém pegado a nada. Eu sei, eu sei, merda, eu sempre soube que tu nunca tinhas desaparecido. As personagens principais não morrem.
"Se um homem atravessasse o Paraíso num sonho, e lhe dessem uma flor como prova de que lá tinha estado, e se ao acordar encontrasse essa flor na sua mão... então, o quê?"
- Samuel Taylor Coleridge
Cada um viveu o seu final feliz. Nunca o nosso. Eu sempre soube, mas nunca pensei vê-los arder juntos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estalactite

Antígona de Gelo

Furacão de Esmeraldas