Opúsculo

Ao contrário do que em geral se crê, sentido e significado nunca foram a mesma coisa, o significado fica-se logo por aí, é directo, literal, explícito, fechado em si mesmo, unívoco, por assim dizer, ao passo que o sentido não é capaz de permanecer quieto, fervilha de sentidos segundos, terceiros e quartos, de direcções irradiantes que se vão dividindo e subdividindo em ramos e ramilhos, até se perderem de vista, o sentido de cada palavra parece-se com uma estrela quando se põe a projectar marés vivas pelo espaço fora, ventos cósmicos, perturbações magnéticas, aflições. - José Saramago, in Todos os Nomes
Reparo que a ideia tem uma dualidade de capacidades. Tanto nos podemos ver agrilhoados a umas como liberto com outras; e parece-me que a liberdade tem muito mais potencialidade. Tal acontece na simpatia significacional entre Significado e Definição.

Parece-me que Significado tem um efeito libertador epistemológico: não só o conceito aparenta trazer em si vários componentes múltiplos na ocorrência e pragmática enquanto que, Definição parece cingir-se a uma obrigatoriedade de leitura que nos remeta para um determinado caminho metódico. Não pensemos nem permitamos que o conceito de Definição nos corrompa. O Significado preenche o vazio em que a Definição nos deixa. Não troquemos o que somos pelo que fomos. O fluído que substitui o estático. Um ganho em troca de uma perda. O Significado é aquilo em que a história nos deixou, enquanto ainda nos permite caminhar; a Definição trai-nos e prende-nos num estado sólido e imóvel da nossa história.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estalactite

Antígona de Gelo

Furacão de Esmeraldas